A cerveja Pilsen tem uma cor dourada, translúcida, contendo também a espuma cremosa. Produzida pela primeira vez em 1842 na Atual República Checa.
A bebida era uma cerveja lager mais clara que passou a ser chamada de Pilsener ou Pilsen, surgindo diversas variações estilos, como Bohemian Pilsner, Classic American Pilsner, German Pilsner, entre outras.
Hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus produtores de pilsen, apesar de não serem parecidas como a Pilsen original a não ser pela aparência, até porque a palavra ”Urquell” Significa ”Original”, portanto a Pilsner Urquell é única.
A cerveja especial Pilsner Urquell está espalhada pelo país; em São Paulo o preço médio é de R$16,90 com 4,4% de álcool, a cerveja tem um sabor e amargor marcantes.
2. Cervejas Stout
O estilo de Cerveja Stout surgiu como uma versão mais forte e mais escura da Porter que hoje é um dos mais populares estilos de cervejas do mundo. Caracterizada por sua coloração escura, aroma torrado e de leve chocolate ou cacau, é uma cerveja especial cremosa, seca e amarga.
Sua espuma pode ir do claro ao Marrom, mais popular em países frios, a cerveja Guiness é a mais famosa tipo Irish Stout. Atualmente a Marca pertence ao grupo britânico Diageo, que também é dono de outras importantes bebida como o Whisky Johnny Walker e a cachaça Ypióca.
3. Oktoberfest (Märzen)
O nome Märzen (de março em Alemão), era a Cerveja produzida em março e armazenada para ser consumida na tradicional Oktoberfest, já que a produção de cerveja era proibida de Abril a Setembro! A Baden Baden Märzen é especial pois é a primeira cerveja especial com 100% de lúpulo brasileiro.
O lúpulo mantiqueira é usado para dar o aroma a receita, com 4% de alfa-ácidos medidos em laboratório, que conferem o aromas ricos em fruity, spicies e herbal.
A harmonização da cerveja especial pode ser feita com linguiça, carne de porco, salsichas alemãs.
4. Índia Pale Ale
É a nossa conhecida Índia Pale Ale ou simplesmente IPA. Uma cerveja Especial do século XVIII, fabricada especialmente para os oficiais do exército britânico residentes na India. Podemos dizer que essa história sobre a origem dessa cerveja é bem controversa.
Uma das versões é que os ingleses precisavam de Cervejas com mais lúpulo e álcool para aguentar viagens mais longas, pois o lúpulo é um conservante natural para viagens da época para a índia. Atualmente o estilo IPA tem inúmeras variações e muitos fãs para dominar a rota do amargor.
Ideal se consumida junto / acompanhada de um hambúrguer, fonte de muito umami e gordura que confrontam o amargo da bebida, sem falar no dulçor do pão, rico em carboidratos que ajudam a abandar o sabor intenso.
5. Weizenbier
O Estilo de Cerveja Weizenbier também é chamado de Weissbier, Weiss ou simplesmente Cerveja de Trigo.
As Cervejas de trigo são em sua maioria, bem refrescantes e possuem um teor alcoólico mediano (entre 4,3 e 5,6% de álcool por volume.
O aroma de trigo de leve a moderado que pode ser percebida como pão ou grãos, tem como características uma espuma muito espessa de longa duração. O alto teor de proteína do trigo reduz a cristalinidade em uma cerveja não filtrada, embora o nível de turbidez é um pouco variável.
Estima-se que hoje há mais de 150 Estilos de Cervejas Especiais, fabricadas e comercializados no mundo.
Para cada Cerveja especial há um modelo de copo ou taça especial para você utilizar, adquira na loja MeuCopo.com o modelo correto para valorizar cada estilo de cerveja ou vinhos, e tenha em sua casa uma coleção completa, digno de qualquer sommelier.
lembre se: o copo ou taça que você utilizar pode influenciar no sabor e na sua experiência com a sua cerveja preferida.
Agora você pode beber sua cerveja sem preocupação.