02/09/2022

Prepare as tábuas de queijos e as taças de vinho! Aprenda a harmonizar queijos e vinhos.

 
Vai receber seus cliente para uma noite de queijos e vinhos? Precisa de uma ajuda com a harmonização? Fique ligado que você vai aprender a harmonizar os diversos tipos de queijos com os vinhos ideais para cada um deles e garantir uma noite muito agradável para seus clientes. Prepare as taças de vinho e tábuas e prepare uma ótima noite eles.
 
Hoje, vamos falar sobre 5 grupos de queijos: queijos azuis, queijos macios, queijos de massa filada, queijos duros e queijos semiduros:
 
  1. Queijos azuis: os queijos azuis têm como característica o sabor forte e marcante, os mais comuns são o gorgonzola e o roquefort. Os queijos desse grupo são macios e geralmente quebradiços. Devido ao forte sabor, esses queijos são ótimos para harmonizar com vinho, mas é preciso cuidado para que não haja briga no paladar, por isso sugerimos a harmonização por contraste/equilíbrio ou seja, a melhor pedida é um vinho mais adocicado, que vá equilibrar o sabor salgado e intenso do queijo com a doçura do vinho. O vinho do porto é uma ótima escolha.
  2. Queijos macios: os queijos macios são caracterizados pelo miolo macio e pela capa branca, decorrente do processo de maturação que é de fora para dentro, os mais conhecidos são brie e camembert. Esses queijos harmonização com vinhos tintos mais leves, como Merlot ou Pinot Noir.
  3. Queijos de massa filada: os queijos macios são os mais comuns em nosso dia a dia, como mussarela e provolone. São queijos versáteis e isso reflete também na harmonização com vinhos, pois eles se adaptam muito bem a diversos tipos de vinho. Mas segundo alguns especialistas a melhor opção são os vinhos com castas de Bordeaux, como Cabernet SauvingnonMerlot e Cabernet Franc, a acidez desses tipos de vinhos ajudam a equilibrar a gordura.
  4. Queijos duros: os queijos duros têm como característica a textura porosa, de casca dura, os mais conhecidos são o parmesão e o gran padano. Alguns desses queijos são vendidos ralados, para acrescentar à gastronomia um toque crocante. Eles harmonizam com vinho encorpados, de sobremesa ou amadeirados, um vinho tipo Malbec vai cair super bem.
  5. Queijos semiduros: sabe aqueles queijos com furinhos? Geralmente são queijos semiduros, queijo prato, cheddar gruyènere e gouda são alguns exemplos de semiduros. Eles vão combinar perfeitamente com vinhos leves, ácidos e frutados. Sugerimos vinhos tipo Riesling ou Sauvignon Blanc.
 
Hora de servir os queijos e vinhos.
Em uma noite de queijos e vinhos a sugestão é calcular uma garrafa de vinho para cada duas pessoas e não esquece das taças. Os queijos uma boa média é 150 a 200 gramas por pessoa. Outra dica importante é oferecer, entre cada rodada, outra opção para limpeza do paladar dos seus clientes, como pães, torradas e água.